domingo, 21 de setembro de 2008

Novo meio de votação está em processo de testes: o voto por celular


Nova pagina 1

FCESARNEWS



O Governo de Santa Catarina desenvolveu projeto que possibilita eleitor votar por SMS (mensagem de texto) de celular desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado (CIASC). O sistema está sendo testato com simulação de enquetes e o projeto prevê apuração feita por aparelho smartphone. Qualquer pessoa poderá realizar enquetes por esse meio de votação. Para o celular ter a liberdade de ser usado como urna, precisará ser cadastrado e assim terá o mesmo objetivo da urna das sessões eleitorais.

O presidente da CIASC, Hugo César Hoeschl, faz as seguntes afirmações sobre a projeção dessa tecnologia de votação:
- A intenção do projeto é de fortalecer a democracia;
- Esse meio de votação já é utilizado por empresa privadas;
- O voto será seguro e secreto;
- Os eleitores poderão elaborar enquetes, opniões, debates, dentre outras questões com esse novo modelo de democracia e assim, terão oportunidades de cobrar mais dos políticos em qualquer época do mandato deles;
- Quanto mais esse sistema se popularizar, menos dinheiro dos cofres público será gasto com eleições.

Nas eleições de 2008, os municípios brasileiros de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS) realizarão testes com essa urna, chamada de Urna biométrica. O número de eleitores dessas 3 cidades, juntas, não chegam a 50.000, uma quantia muito regular para realização dos testes. Apesar disso, falta determinar uma maneira de o eleitor receber o comprovante de votação.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Google lança seu navegador de internet: o Google Chrome


Nova pagina 1

FCESARNEWS



O Google lança dia 01/09/2008 e dispõe dia 02/09/2008, em mais de 100 países, o seu navegador de internet: chega a vez do Google, com o Google Chrome, entrar para concorrer com o Internet Explorer, Firefox, dentre outros navegadores. O Google promete melhor desempenho de execução dos aplicativos da internet usando seu navegador, que por enquanto, estará disponível apenas para o sistema operacional Windows, mas em breve deverá disponibilizar softwares para ser instalados nos sistemas do Linux e mac.