FCESARNEWS
GPS - Sistema de posicionamento Global (Global Positioning System) é o substituto da bússula nos dias de hoje.
É um sistema controlado pelo departamento de Defesa Norte-americana, sistema este que foi criado também por esse departamento e custou cerca de 10 bilhões de dólares, podendo ser usado por qualquer pessoa e gratuitamente.
O funcionamento do aparelho é por satélite e é usado na aviação, no setor marítimo, guardas florestais, exploração de recursos naturais, geólogos, arqueólogos, bombeiros, dentre outros setores, podendo ser usado até mesmo por uma pessoa qualquer que queira saber da sua localização no mapa-mundi ou por exemplo, quando a pessoa se desloca para um determinado local e não se lembra mais como voltar para o local da partida. Esse sistema pode ser usado por uma pessoa que exerce uma profissão como de taxista, por exemplo. Um aparelho de GPS em um táxi é de fundamental importância. Além de poder marcar o caminho, há também a opção para navegar pelo mapa da cidade com as ruas detalhadas através do aparelho.
O GPS vem sendo usado para as medições dos picos do mundo, pois como funciona por satélite, as medições dos picos pelo GPS é altamente preciso. É graças a ele que hoje em dia sabemos que no Brasil não há nenhum lugar com mais de 3000 metros de altura em relação ao nível do mar. Antes, pensávamos que o pico da Neblina (o pico mais alto do Brasil) tinha 3.014 metros de altura, o que não é verdade, pois com as medições pelo GPS já sabemos que a altura real é de 2.993 metros.